A Fazenda Geribá, na localidade de mesmo nome, no interior de Cachoeira do Sul, recebeu neste final de semana (8 a 10 de abril) a segunda edição do Canto dos Galos, um festival nativista temático restrito a compositores, cantores e convidados. O evento, organizado pelos letristas Rafael Teixeira Chiapetta, Cleiton Santos e Mateus Neves da Fontoura, reuniu 30 compositores e músicos vinculados ao circuito de festivais nativistas.
O encontro foi aberto na noite de sexta-feira, com a apresentação dos participantes e a divulgação, por Mateus Neves da Fontoura, do tema “descartado”. Durante o sábado foram compostas 10 músicas inéditas e uma poesia, apresentadas à noite na frente da casa da Fazenda Geribá pelos participantes. Rafael Teixeira Chiapetta destacou que o festival foi criado para reunir os compositores cachoeirenses, pois muitos deles vivem em outras cidades, seus parceiros musicais e promover a integração entre compositores mais tradicionais com jovens talentos da região. “O Canto dos Galos é um encontro de amigos”, afirma.
Cleiton Santos, um dos coordenadores, destacou no encerramento do encontro, na tarde deste domingo, a discrepância entre a atual realidade mundial. “Enquanto parte do mundo está em guerra, homens se matam por ódio racial, interesses econômicos ou políticos, nós temos a felicidade de reunir os amigos, em paz, para fazer música”, destacou. O caráter do festival é de mostra, sem concurso entre as composições participantes. “Aqui, o prêmio é rever os amigos, fazer música, formar novas parcerias, trocar informações, contar causos e dar risada. É um momento para lavar a alma”, afirma Mateus Neves da Fontoura.
*Texto e foto: Matias Moura
**Colaboração: Cleiton Santos
Chê, que momento maravilhoso. Agradeço ao convite do pessoal da organização. De alma lavada, me sinto pelos pagos do Rio Grande. Que momento gaúcho pelo Canto dos Galos.
Gracias amigos, irmãos, poetas, compositores, músicos pela alma colocada em prova no final de semana que se passou.
Um baita abraço!
Cássio Fruet
Nenhum comentário:
Postar um comentário