Rádio WEB TERRA GAÚCHA - "A voz do Rio Grande"

4 de novembro de 2011

Estrutura do ENART começa a ser montada

Quase três mil competidores virão a Santa Cruz para disputar provas nas forças A e B

Foto: Banco de Imagens
Clique para Ampliar

Em duas semanas, o Parque da Oktoberfest recebe o maior festival amador da América Latina. A partir de segunda-feira, a estrutura do 26º Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart) começa a ser montada em Santa Cruz do Sul. Segundo o coordenador geral Jorge Rohr, uma das novidades nesta edição é o aumento no número de palcos para as apresentações coletivas e individuais. No total, serão dez, três a mais em relação ao ano passado. O evento acontece entre os dias 18 e 20.
Com 23 modalidades, a previsão é de que 2,7 mil competidores das forças A e B disputem a final. Essa é a 15ª vez consecutiva que Santa Cruz sedia o Enart. “É um momento ímpar, um orgulho muito grande. Já tivemos presenças devisitantes de São Paulo, Manaus, Brasília e até da Argentina e Venezuela”, frisaa Rohr. Na semana passada, o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) divulgou a programação. A abertura ocorre na sexta-feira, dia 18, às 19 horas, no Ginásio Poliesportivo. Como é o atual campeão nas danças tradicionais, o Departamento de Tradições Gaúchas do Clube Juventude, de Alegrete, é responsável pela cerimônia.
A primeira invernada artística deve subir ao palco do Poliesportivo às 20h45. Na Força B, o ínicio da competição está marcado para o mesmo horário. Ainda na sexta, haverá eliminatória para intérprete vocal feminino. No sábado, 19, o primeiro grupo de dança se apresentará às 9 horas. Além das danças tradicionais, serão disputadas declamação masculina e feminina, dança de salão, intérprete vocal feminino e masculino, gaita piano, gaita botão, gaita de boca, bandoneon, chula, pajada e trova. A programação deve se encerrar só na madrugada de domingo, pois o último bloco das danças tradicionais será às 21 horas.
A grande final da maioria das modalidades ocorre no domingo. As apresentações no Poliesportivo começam às 9 horas, quando retornam ao tablado as 20 melhores invernadas dentre as 40 que participam do concurso na sexta e sábado. Também haverá a final das categorias declamação, solista vocal, violão, viola, violino, danças de salão e chula. O encerramento está marcado para as 19 horas do dia 20. Os ingressos para o Enart custarão R$ 5,00 (por dia) e R$ 13,00 (permanente).
PALCOS
Palco A – Ginásio
Palco B – 25 de Julho
Palco C – Mostra de Arte e Tradição Gaúcha
Palco D – Praça de Alimentação
Palco E – Lonão Chula
Palco F – Força B
Palco G – Palco Central - Restaurante
Palco H – Bierhaus
Palco I – Galpão da Polícia Rodoviária
Palco J – Sinditabaco

Nenhum comentário:

Postar um comentário